PROFESSOR: A MAIS IMPORTANTE DAS PROFISSÕES

Meu caro professor,

As metodologias de ensino podem ser várias e diferentes, desde as tradicionais, em que os alunos são subordinados e os professores mestres absolutos, até a que é destacada por Albert Einstein, que afirma: “não ensino meus alunos, apenas crio as condições para que eles aprendam”

Mas é inquestionável que os professores são responsáveis pela educação ou, como preferem alguns, são as figuras fundamentais. É, talvez, a mais importante das profissões, tendo em vista que as demais na maioria dependem dela. É o profissional que forma qualquer pessoa nas mais diferentes esferas e, portanto, merece respeito e admiração.

O professor, como elemento que compartilha conhecimento, é importante na formação, atitudes e comportamento, porém, “o professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”. Nossa grande escritora goiana Cora Coralina enfatiza: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Mas tem sua importância a história da professora solidária, como a profissional que decidiu copiar o penteado da aluna que sofria bullying por parte dos colegas. Além da solidariedade, deu uma lição de vida e, ao mesmo tempo, amparou aquela criatura num momento de fragilidade.

Existe o professor garotão, que chegou na escola de skate, para se aproximar ainda mais de seus alunos, com atitudes educativas e de esporte.

O mundo do século 21 é dinâmico e exige novas competências e, para conseguirmos compreendê-lo e conviver em harmonia com as pessoas, o papel da escola se torna cada vez mais importante.

O professor maleável, tem sua relevância no papel de facilitador do ensino e cúmplice no aprender. Tem que utilizar toda a sua maleabilidade para lidar com o mundo estudantil, em constante transformação.

O professor parceiro – que está sempre disposto a ajudar em qualquer situação, aproveitando os momentos para jogar bola e participar de alguma brincadeira.

O professor rigoroso – que está disposto, se necessário a não dar aquela nota que deixaria o aluno satisfeito, mas que ao mesmo tempo incentiva o aluno a acompanhar os mais aplicados.

É importante enfatizar que muitos professores têm essas facetas reunidas porque a escola é, muitas vezes, o único local de convívio social das crianças e jovens.

As salas de aula, hoje, integram alunos com as mais variadas facetas de vida, históricos familiares, conhecimentos, desejos e sonhos próprios.

Cabe aos professores – os profissionais que lidam dia a dia com essa maravilhosa joia de ‘mix’ cultural – compreender essa nova realidade e utilizar seus conhecimentos para potencializar os pontos positivos de sua comunidade de alunos e ajudá-los a corrigir seus pontos fracos.

Graças aos professores sabemos ler e escrever. Que Deus os abençoe sempre, e que o valor de vocês seja sempre reconhecido.

 

Dr. Gézio Duarte Medrado
Diretor-geral

Próximo
Próximo

DIA DAS CRIANÇAS: SENTIMENTO DE TERNURA E RESPEITO